No último dia 25 de maio, a única entidade nacional representativa das empresas de Atenção Domiciliar lançou, oficialmente, a IndicAD – plataforma de indicadores assistenciais e administrativos exclusiva para o setor, em uma edição online do NEAD Connection, que contou com a participação de mais de 120 pessoas.
A ferramenta é resultado do trabalho do Grupo de Estudos NEAD, que havia se comprometido com a iniciativa desde o lançamento do Caderno de Boas Práticas Fascículo VIII, cujo tema foi “Indicadores na Atenção Domiciliar: uma proposta de padronização”, e contou com todo apoio da Diretoria e Administração da entidade.
De acordo com a entidade, a IndicAD cruza informações dos serviços cadastrados, possibilitando um comparativo com os dados consolidados do segmento, mediante o sério compromisso de confidencialidade e absoluto sigilo na identificação dos dados apresentados por cada instituição. Ela permite a mensuração de 40 indicadores e 73 variáveis, distribuídos em 5 categorias: Avaliação e Implantação, Perfil Demográfico de Pacientes, Eventos Adversos, Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e Desfecho Clínico.
OBJETIVOS
- Padronizar indicadores assistenciais e administrativos da Atenção Domiciliar (AD);
- Promover a troca de informações, estimulando as boas práticas de gestão nos serviços de AD;
- Incentivar a melhoria contínua do segmento e de sua eficiência operacional;
- Reforçar princípios de Governança Corporativa;
- Construir relações de transparência entre empresas de AD e fontes pagadoras;
- Fomentar a participação em rede;
- Desenvolver indicadores comparativos customizados;
- Promover a busca por diferenciais competitivos;
Até dezembro deste ano, a plataforma estará liberada para uso exclusivo das empresas Associadas NEAD e, a partir de janeiro de 2023, será aberta a todas as organizações do setor.
Segundo o Grupo de Estudos NEAD, a IndicAD é um passo importantíssimo para o avanço da Atenção Domiciliar e um salto de qualidade para todos aqueles que dedicam suas habilidades, tempo e empenho à modalidade e aos pacientes que dela necessitam.
” A difusão e democratização desses indicadores e desses conceitos são necessárias para a evolução positiva e para o crescimento do setor, para a busca contínua da melhoria dos processos assistenciais e de gestão, garantindo aos pacientes, aos clientes e aos profissionais, Segurança, Qualidade, Resultados e Sustentabilidade.”
O acesso se dá a partir do site da entidade: www.neadsaude.org.br