A Nagis Health anunciou recentemente um projeto que promete facilitar o acesso a exames laboratoriais e de imagens nos sistemas públicos e privados de saúde do Brasil. As Unidades de Exames Rápidos possuem duas finalidades: diagnósticos e prevenção (checkup).
As UERs podem funcionar em policlínicas, clínicas médicas, hospitais e unidades de saúde públicas, como unidades básicas e unidades 24h, informa a Nagis. Alguns projetos estão sendo montados para atender Secretarias de Justiça, Secretaria de Esportes e Secretarias de Educação.
As unidades podem possuir instalações fixas ou móveis e são operadas por profissionais de saúde, como biomédicos e enfermeiros. Podem fazer diagnósticos, além dos exames convencionais de sangue e imagem, de urgência, emergência e infectocontagiosos.
É possível utilizá-las para a realização de checkups auxiliados por um software para detecção precoce e risco de doenças. Durante o checkup, o programa cruza informações, auxilia na realização de exames complementares, conforme os resultados são liberados, além de informar o grau de risco ao qual o paciente está submetido e quais hábitos devem seguir para ajudar na melhoria da qualidade de vida.
A rede privada pode fazer a aquisição das Unidades por meio do sistema de franquias. A primeira unidade franqueada foi a Policlínica Capão Raso, localizada na cidade de Curitiba. A Policlínica realiza, em média, 240 mil atendimentos por ano.