O vice-presidente americano, Joe Biden, confirmou sua presença no Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) 2016, que acontece em Chicago, de 03 a 07 de junho. Na segunda-feira à tarde (06.06), Biden falará sobre o ambicioso projeto lançado pelo presidente Obama, em janeiro, com o objetivo de realizar em 5 anos o equivalente a uma década de avanços no combate ao câncer.
A “National Cancer Moonshot Initiative” envolve investimentos na casa de US$ 1 bilhão. Com o montante, o Governo americano pretende atuar na prevenção a partir do desenvolvimento de novas vacinas – a exemplo dos resultados obtidos com a imunização contra HPV. Ainda no campo da prevenção, haverá especial atenção às pesquisas para novos marcadores que possibilitam o rastreamento do câncer de maneira minimamente invasiva.
“A Moonshot prevê também investimentos em imunoterapia – um dos grandes avanços na luta contra diversos cânceres, que se dá a partir do reforço do sistema imunológico do próprio paciente. Para tanto, será necessário disponibilizar ao maior número de pacientes a análise do genoma do tumor – exame essencial à aplicação tanto da imunoterapia, quanto das terapias-alvo”, destaca Dr. Murilo Buso, do Centro de Câncer de Brasília (Cettro), que acompanhará no local a apresentação do vice-presidente americano.
Para acelerar os avanços, a proposta contempla a criação de Centro de Excelência Oncológica virtual, que reunirá serviços como: avaliação de novos produtos para prevenção, screening, diagnóstico e tratamento do câncer; apoio ao desenvolvimento de exames e uso de drogas combinadas; e desenvolvimento de recursos para a chamada medicina de precisão.