Em janeiro, assumiu a expansão para o Brasil e é a responsável pela empresa aqui. A MyfitnessPal, lançada em 2005 e, atualmente, com 70 funcionários, está no Top 10 de Apps de saúde e Fitness na maioria dos rankings e lojas virtuais de aplicativos com 50 milhões de membros em todo o mundo e, só no Brasil, com mais de 500 mil. A base de dados da plataforma é de mais de 3.7 milhões de alimentos, a maior do mundo, facilitando o uso e tornando a experiência mais agradável para o usuário.
Segundo a Tina, a matriz americana considerou o Brasil como um candidato forte para a expansão devido ao alto número de pessoas online no país e às características econômicas brasileiras, como, por exemplo o maior poder aquisitivo e maior consumo da classe C. Além da sede no Vale do Silício, a empresa tem representantes em Berlim e, agora, no Brasil.
O foco da empresa agora é crescimento e o Brasil é uma das escolhas de expansão do MyFitnessPal. Houve meses com crescimento de mais de 1000% na empresa e, algumas datas favorecem a entrada do aplicativo no dia-a-dia das pessoas, como, por exemplo, as resoluções de ano novo e, no Brasil, o carnaval, como motivadores de emagrecimento e aumento do controle de índices de saúde e bem-estar.
A visão do MyFitnessPal é ajudar a criar um mundo onde ser saudável é normal, é preocupação rotineira. Para tornar o uso corrente, o app proporciona uma experiência de input de dados fácil e prática, com leitor de código de barras e cadastro de restaurantes, por exemplo.
Além disso, é possível incluir sua rotina de exercícios físicos também, integrando serviços que se combinam para o alcance dos objetivos dos usuários. Inclusive, o fundador teve uma motivação pessoal para o desenvolvimento da plataforma: Ele e sua atual esposa estavam às vésperas do casamento e queriam emagrecer e, ao procurar ajuda especializada, foram recomendados que contassem calorias do que comiam.
Mike Lee procurou opções digitais e, não satisfeito com o resultado da busca, decidiu criar um app que fosse de uso prático para ser incluído na rotina do casal. No ano passado, o MyFitnessPal adquiriu a Sessions, startup acelerada pela Rock Health.
O Customer Happiness Team promove interação, permitindo que os usuários enviem fotos, cases e façam perguntas para o grupo. Em pesquisa realizada internamente na empresa, membros com cinco amigos ou mais no MyFitnessPal emagrecem quatro vezes mais, mostrando que o compartilhamento de metas e objetivos, a motivação do grupo e o fator social do aplicativo aumentam o potencial de alcance de metas estabelecidas.
O MyFitnessPal ainda tem poucos concorrentes ou soluções semelhantes no Brasil, um deles poderia ser considerado o Dieta e Saúde, do MinhaVida, e outra o TecnoNutri, uma das primeiras startups reveladas pelo EmpreenderSaúde, que ganhou prêmio destaque no Startup Saúde Brasil de 2011. Mas como tem algumas funções e características diferentes, podem acabar até sendo parceiros no futuro.
Atualmente, no Brasil, está sendo feito um estudo mais detalhado do mercado, das parcerias mais interessantes de serem formadas e da rotina do consumidor brasileiro. Será que arroz e feijão é mesmo o prato mais popular no Brasil? Qual a porcentagem de carboidratos ideal na alimentação: 30, 40, 50%? Diferentes tipos de pessoas emagrecem de formas diferentes? Como ajudar a minha dieta com a minha individualidade genética ou preferências alimentares? Quais as populações no mundo mais preocupadas com alimentação?
O MyFitnessPal está, em todo o mundo, criando um big data e estes dados podem ser utilizados, no futuro, para gerar pesquisas de alimentação, saúde e fitness e responder perguntas como estas, por exemplo.
Quer conhecer Tina Louise? Ela estará no HealthXL South America Award, clique aqui e saiba mais!
[youtube]http://youtu.be/fu9RKqlmD1Q[/youtube]