A MV lança, nesta segunda-feira (09/10), a Telehealth, consultoria especializada na implantação de melhores práticas nos serviços de telessaúde, como teleconsulta, telediagnóstico, teletriagem e telemonitoramento, desenhada a partir de demandas dos clientes e da necessidade do mercado. A MV identificou uma carência de uma consultoria para ajudar as instituições a se adequarem aos serviços de telessaúde e a tirar mais proveito de todas as inovações tecnológicas disponíveis nesse segmento que só tende a crescer.
Regulamentada em 2022, a teleconsulta foi utilizada para atender pacientes por 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros no Brasil no ano passado, segundo a pesquisa TIC Saúde. Globalmente esse mercado foi avaliado em US$ 83,5 bilhões em 2022 e espera-se que cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 24,0% de 2023 a 2030, de acordo com o relatório Grand View Research.
“Na era da informação e da conectividade, a telessaúde não é apenas uma inovação, mas uma necessidade imperativa para atender às demandas do mercado de saúde que vive em constante evolução”, destaca Jeferson Sadocci, Diretor Corporativo de Cliente e Mercado da MV.
Os serviços da Telehealth são pautados no diagnóstico estratégico, considerando as necessidades e demandas da instituição; capacitação do time e acompanhamento técnico. Para Emerson Zarour, Diretor de Inovação da MV, na jornada do paciente, as ferramentas de telessaúde constroem uma ponte entre pacientes e profissionais. “Na MV criamos tecnologia que está transformando a saúde digital. A Telehealth vem nesse pensamento, para ajudar as instituições a oferecerem soluções que permitam que a assistência médica seja mais próxima, eficaz e personalizada do que nunca, onde a distância não é mais um obstáculo, mas sim uma oportunidade para cuidar melhor das pessoas.
Quem ficará à frente da consultoria Telehealth é Dulcineide Oliveira, ex-diretora geral de telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Mestre em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco e professora colaboradora de telessaúde da Universidade de Pernambuco (UPE).