A demanda é alta, portanto, muitas são as oportunidades que as empresas de sistemas de gestão para a Saúde possuem. Por isso, as que lideram esse mercado correm, a fim de consolidar cada vez mais suas soluções. Este é o caso da MV, que acaba de anunciar a compra da Racers Tecnologia, especialista em desenvolvimento de softwares para operadoras de planos de saúde. O valor do negócio não foi divulgado pela companhia.
O objetivo é ampliar a atuação especificamente no segmento das operadoras Unimeds, pois hoje já somos fortes nos hospitais Unimeds, ressalta o presidente da MV, Paulo Magnus. Segundo ele, cerca de metade dos hospitais da rede possuem soluções da companhia.
De um lado, a MV oferece autorizador eletrônico e opera o processo TISS e, de outro, a Racers é conhecida pelo Sistema GPSi (Gestor de Planos de Saúde Integrado) – homologado pela Unimed do Brasil para o intercâmbio eletrônico através do Protocolo de Transações Unimed (PTU). A solução é utilizada por Unimeds como Vale do Aço, Teresópolis, Barretos e Cruzeiro.
De acordo com Magnus, a escolha foi norteada pela relevância da Racers em operadoras, modelo de gestão semelhante ao praticado pela MV e bons resultados em relação ao Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela ANS. Quatro dimensões são avaliadas, de 0 a 1, para a formação do IDSS.
Em uma rápida pesquisa junto à ANS, a média do IDSS de 2013 das respectivas operadoras foram:
Unimed Vale do Aço – 0,76
Unimed Barretos – 0,68
Unimed Cruzeiro – 0,55
Unimed Teresópolis não possui IDSS calculado
Atualmente a MV possui mais de 800 clientes, entre hospitais, operadoras de planos de saúde e unidades de saúde pública.