Neste Dia Internacional da Mulher, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se une à celebração das conquistas femininas. Estas realizações são inspiradoras e podem motivar mudanças. No desenvolvimento da Saúde, assim como em outras áreas, as mulheres são agentes de mudança. Elas direcionam forças capazes de melhorar a vida das famílias, comunidades e, cada vez mais, dos países em que são escolhidas para governar.

Conforme aprendi em discussões com parlamentares de diversos países, as mulheres ganham cada vez mais papel de liderança, em países ricos e pobres, o que ajuda a moldar sociedades inteiras de forma amplamente benéfica. Cada vez que assumem posições de alto nível, suas conquistas elevam o status social das mulheres em todos os lugares.

Para inspirar mudanças, todas as mulheres precisam ser livres para alcançar seu potencial pleno. Isso significa liberdade de todas as formas de discriminação, liberdade para perseguir todas as oportunidades, incluindo educação, liberdade de ganhar e gastar seus próprios recursos, e liberdade para seguir os caminhos profissionais que quiserem.

O setor da Saúde pode fazer muito para dar liberdade às mulheres ao garantir acesso a todos os serviços, incluindo assistência sexual e reprodutiva. Os participantes da London Summit on Family Planning do ano passado firmaram um acordo importante para elevar o número de garotas e mulheres nos países em desenvolvimento que procuram anticoncepcionais modernos, mas não têm acesso. Esse compromisso dará a mais 120 milhões de mulheres o direito de decidir se, quando e quantas crianças querem ter. Isto, também, é liberdade.

Através da história, as mulheres estiveram associadas à assistência e ao cuidado. No mundo, mais de 80% do cuidado médico é provido em casa, quase sempre por mulheres. Isso deveria inspirar nossa admiração, e ao mesmo tempo sublinhar a necessidade de mudanças. A maior parte desse trabalho não recebe suporte, é desorganizado e não remunerado.

A poliomielite está em vias de ser erradicada graças em grande parte aos braços das mulheres ? das agentes de saúde até as administradoras, médicas e mães ? que fizeram da vacinação e da proteção de seus filhos uma missão de vida. Neste Dia Internacional da Mulher, quero agradecer à estas mulheres pela sua dedicação, que pode tornar o mundo melhor de forma permanente.

* Por Margaret Chan, diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS)

** tradução de carta integral publicada no site da OMS em 7 de março de 2014