Exames pré nupciais podem diagnosticar
doenças e chances de gravidez
Neste mês das noivas, confira os exames indicados para casais
O casamento é uma etapa na vida que remete ao comprometimento com outra pessoa e com a vida a dois. Para que a chegada dessa nova fase da vida seja saudável, a ginecologista Sueli Raposo, da DASA, orienta que os casais chequem suas condições físicas, por meio de exames que podem diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis e a probabilidade de iniciar uma gravidez. “Alguns exames de sangue, por exemplo, são importantes para realizar essa investigação e dar mais tranquilidade ao casal, que chega cheio de expectativas para essa nova fase da vida”, conta.
Doenças como rubéola, que pode trazer graves consequências em caso de gravidez, e a hepatite B transmitida sexualmente, podem ser prevenidas de maneira eficaz com vacinas e minimizando seus danos se diagnosticadas precocemente.
“O ideal é que homens e mulheres façam uma consulta a cada ano com um médico de confiança”, diz a ginecologista.
CONFIRA ALGUMAS DICAS DE EXAMES PARA AS MULHERES:
· Hemograma e tipagem sanguinea;
· VDRL (sífilis);
· HIV;
· Hepatite B e C;
· Rubéola;
· Toxoplasmose;
· Citologia oncótica (papanicolau);
· Ultra-som pélvico ou transvaginal.
DICAS DE EXAMES PARA OS HOMENS:
· Hemograma e tipagem sanguínea;
· VDRL (sífilis);
· HIV;
· Hepatite B e C;
· Espermograma completo.
Sobre a DASA
A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede no mundo. Com mais de 12 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 328 unidades. Processa em média, 6,5 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 20 marcas em treze estados – Delboni Auriemo, Lavoisier e Maximagem, em São Paulo; Bronstein, Lâmina e MedImagem, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur e Exame, em Brasília; MedLabor, em Brasília e Tocantins; Curitiba Santa Casa e Frischmann Aisengart, em Curitiba; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; VITA Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; Cedic e Cedilab no Mato Grosso; e LabPasteur e Unimagem, em Fortaleza.
*Informações atualizadas em maio de 2009.
RP1 Comunicação Brasília
Márcia Lopes – [email protected]
Regina Trindade – [email protected]
Tel.: (61) 3328 5687 9115 5980 / 9115 5802
www.rp1.com.br