O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André é oficialmente um hospital-escola da Faculdade de Medicina do ABC. O novo secretário de Saúde do SP, David Uip, apresentou a proposta no início do mês à faculdade, que oficializa o que até então era um estágio dos alunos como hospital próprio da instituição de ensino.
A assinatura do contrato ocorreu na tarde de quarta-feira (9 de outubro), na Secretaria de Estado da Saúde. Com 330 leitos, 13 salas cirúrgicas e 1.800 colaboradores, o Hospital Mário Covas de Santo André é gerido desde a inauguração (em 2001) pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação do ABC ? mantenedora da FMABC. A instituição teve orçamento calculado em R$ 121 milhões em 2012, aplicados em cerca de 140 mil consultas e atendimentos, quase 15 mil cirurgias e 13,7 mil internações, entre outros serviços.
O secretário estadual afirmou que os acordos prévios entre o governo do Estado, as prefeituras do Grande ABC, HEMC, FUABC e FMABC serão mantidas. Os próximos passos incluem a definição dos detalhes da nova parceria.