O ex-chefe de gabinete do ministro da Saúde, Mozart Sales, foi nomeado, nesta quinta-feira (16), como novo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A chefia de gabinete passa a ser exercida por Eliane Cruz. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União.
Mozart era chefe de gabinete de Padilha desde janeiro de 2011. É médico, natural de Fortaleza (CE), formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (Fesp/UPE). Durante o período universitário teve participação ativa nos movimentos estudantil e dos médicos residentes, tanto em nível nacional quanto estadual. Após a conclusão do curso, foi presidente da Associação Pernambucana de Médicos Residentes (APMR), entre 1998 e 1999, e secretário-geral da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR) em 1999.
Exerceu o cargo de secretário-geral do Sindicato dos Médicos de Pernambuco em 2000. É médico concursado da UPE desde 1999 e do IML desde 2001. Mozart Sales foi vereador do Recife pelo PT, para seu primeiro mandato, em 2004.
Eliane Cruz é formada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB). Natural de Mauá (SP), é servidora de carreira da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Foi secretária-executiva do Conselho Nacional de Saúde entre 2003 e 2008. Antes disso, havia sido presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social entre 1998 e 2001. Mais recentemente, entre 2008 e 2010, exerceu o cargo de coordenadora-geral de negociação e relações sindicais da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.