O mastologista e cirurgião oncológico do Hospital Sírio-Libanês, José Luiz B. Bevilacqua, irá apresentar palestra no Kyoto Breast Cancer Consensus Conference (KBCCC), importante conferência asiática sobre câncer de mama, que acontece em Kyoto, no Japão, amanhã, 20 de fevereiro.

Único palestrante sul-americano do evento, Bevilacqua falará sobre os prós e contras do uso de nomogramas (modelos matemáticos de análise preditiva) na medicina, com foco na oncologia. A ferramenta permite a avaliação dos casos clínicos e das probabilidades de desenvolvimento de determinadas doenças, de acordo com as características de cada paciente.

As fórmulas matemáticas permitem que médico e paciente tenham acesso a respostas individualizas a respeito da doença, permitindo o desenvolvimento de tratamentos cada vez mais personalizados.

Bevilacqua irá apresentar e discutir com os participantes três modelos matemáticos desenvolvidos por ele, sendo dois deles durante fellowship realizado no Memorial Sloan-Kattering Câncer Center, nos Estados Unidos.

“O uso de gráficos e fórmulas matemáticas é uma tendência cada vez mais frequente na medicina, pois ajudam os médicos na tomada de decisões clínicas e terapêuticas. Alguns modelos permitem que o médico determine o tipo de tratamento a ser adotado em cada caso”, afirma Bevilacqua.