Implementado pela Unimed-Rio em 2012 – como forma de avaliar o desempenho de seus profissionais e gerar melhores resultados organizacionais -, o modelo de Gestão de Desempenho adotado pela cooperativa, depois de alcançar o índice de 98% de satisfação, chega em 2016 sendo referência como processo de avaliação utilizado por outras Unimeds do país.

A Gestão de Desempenho da Unimed-Rio funciona basicamente por meio da junção da Avaliação de Competências – que analisa a produtividade do colaborador, de acordo como ele utiliza suas competências individuais (conhecimentos, habilidades e experiências) para realizar suas entregas – com a Avaliação de Metas, que incluem os objetivos alcançados, tanto pela área quanto por cada colaborador.

Avaliação de Competências – O processo foi desenvolvido para ajudar os colaboradores a ter uma visão mais clara de suas próprias qualidades e interesses. A ideia é dar oportunidade para que cada profissional possa definir seus objetivos de crescimento na carreira. Na prática, é uma constante interação entre líder e liderado, em que ambos debatem o trabalho desenvolvido ao longo do ano e identificam os pontos positivos e os aspectos que podem ser aperfeiçoados.

Metas – A Avaliação de Metas define os objetivos de cada colaborador na busca por resultados. As metas são baseadas no planejamento estratégico de cada área, definidas também em conjunto, e que contribuam para a imagem da Unimed-Rio.

Com o resultado das avaliações de competências e metas, os profissionais são posicionados em uma Matriz de Desempenho, em que podem identificar seu estágio de desenvolvimento. O processo prevê também duas reuniões formais de feedback ao ano. Esses encontros são essenciais para aprimorar o desempenho dos colaboradores e orientá-los para o atingimento dos objetivos da organização.

Foco em resultados e na relação com o cliente – Alcançar objetivos e metas com eficiência e qualidade; e estabelecer relacionamentos de respeito, empatia e confiança com seus clientes e cooperados para entender e atender as demandas, com o máximo de precisão, estão entre os pontos que devem ser considerados pelos colaboradores. Assim como assumir a responsabilidade por suas ações, e atuar como agentes transformadores a partir da identificação de oportunidades.

“O processo de Gestão de Desempenho da Unimed-Rio surgiu para estimular o crescimento e a valorização de cada colaborador, baseado na metodologia participativa. E as informações geradas são peças-chave para a tomada de decisões da empresa, levando em conta fatores, como, carreira, desenvolvimento, aperfeiçoamento de cada colaborador”, destaca Alessandra Cabral, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Unimed-Rio.