O ministério da Saúde divulgou a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu/192) para as cidades de Mauá e Santo André, na região metropolitana de São Paulo. O programa, lançado em setembro do ano passado pelo Governo Federal, é a principal ação da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde. Mauá vai operar o Samu/192 com seis ambulâncias e uma central de regulação médica para atender 504,9 mil habitantes em três municípios: Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de Mauá. Ao aderir ao Samu/192, Mauá passa a receber ajuda mensal de R$ 109 mil do Ministério da Saúde para custear o serviço. Os valores equivalem a 50% do custo do Samu/192.
Já a cidade de Santo André, vai operar o Samu/192 com onze ambulâncias e uma central de regulação médica para atender 650 mil habitantes. Para pagar 50% dos custos dos serviços realizados pelo Samu/192 de Santo André, o Ministério da Saúde vai repassar mensalmente R$ 186,5 mil.
O Programa atende às urgências médicas de naturezas traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica e tem como objetivo reduzir óbitos, tempo de internação em hospitais e seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.
Ministério da Saúde amplia serviço de atendimento móvel em São Paulo
Santo André e Mauá serão beneficiadas com ambulâncias e central de regulação médica
Tags