Muitos grupos de pesquisa, startups e indivíduos buscam uma poção da longevidade e, dentre estes, temos desde os que acreditam em uma vida mais longa com maior qualidade de vida até os que almejam a vida eterna.
A startup americana Titanovo está realizando uma campanha no Indiegogo parra arrecadar US$20.000 e conquistar doadores para seu produto beta: saliva.
A tecnologia da empresa permite verificar o comprimento dos telômeros, porção final dos cromossomos que os protege de deterioração, para realizar comparações entre diferentes tipos populacionais, como fumantes, alcoólatras, atletas e outros. Esta porção pode ser um indicador direto de saúde, chamando atenção de empresas e grupos de pesquisa interessados no movimento anti-envelhecimento.
A técnica envolve a coleta de saliva e envio para a startup, que analisa a amostra e a compara a outros grupos, como pode ser visto no exemplo abaixo.
O foco da empresa está em pessoas conscientes e preocupadas com sua saúde na rotina, como atletas, e na população idosa.
O setor de anti-aging está em expansão e, cada vez mais, com avanços de estudos genéticos, equipes se dedicam a desvendar e tentar resolver esta questão. No entanto, poucos investidores estão olhando para este mercado.
Peter Thiel é um dos que está procurando respostas e soluções para uma vida prolongada. “É um fenômeno pouco estudado e pouco investido. A maneira como lidamos psicologicamente com o envelhecimento é através de uma combinação de aceitação e negação. Aceitação de que vai acontecer, de que não há nada que possamos fazer e negação de que não vai acontecer comigo”, disse Peter, quando perguntado sobre o assunto. “Então, em vez de aceitação ou negação, eu gostaria de ver um pouco mais de luta a respeito disso.”