logo

Foi numa conversa com o irmão dermatologista que Ricardo Moraes identificou dois problemas da saúde brasileira: um deles é a dificuldade gerada pela prescrição feita no papel. Estima-se que no Brasil são emitidas 35 milhões de receitas mensais, e 75% das receitas no mundo contém algum erro – de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), tais como letra incompreensível, grafia errada e dose incorreta. O segundo empecilho é a dependência do médico dos representantes farmacêuticos para conhecer novos medicamentos – e isso ainda é agravado em áreas do interior.

como funciona:

O prescritor digital:

Print Screen Memed

Como solução, surgiu o Memed. Trata-se de um serviço na web, gratuito, que contém o prescritor digital e um catálogo de medicamentos e fórmulas manipuladas. Para montar a receita, pode-se filtrar os fármacos por: laboratório, área, linha (adulto, pediátrico, etc) e indicação de uso. Após selecionar o remédio, é possivel adicionar instruções próprias de uso. Prescrever no Memed é uma experiência fácil e muito fluida. Além disso, o site atualiza o médico, apresentando diversas medicações, de 46 laboratórios, com foto e bulário simplificado. Também estão disponíveis alguns estudos patrocinados. Atualmente, a ferramenta está disponível apenas para dermatologistas, mas possui planos de expansão para todas as especialidades em breve.

O Memed vem em franco crescimento, desde a sua fundação em janeiro de 2012 e hoje conta com mais de 1250 dermatologistas, ou seja, aproximadamente 21% do total de dermatologistas no Brasil de acordo com a CFM (Conselho Federal de Medicina). Com isso, gera mais de 4500 receitas mensais. Importante dizer que a startup passa, hoje, pelo programa de aceleração da 21212 (uma das principais aceleradoras digitais do pais). Ricardo conta que considera a aceleradora essencial em todos os sentidos. De lá, tirou a lição de que, numa fase inicial, o mais importante é trazer números e qualidade para o site, sem pensar muito na sua monetização, de maneira que esta virá de forma natural.

Planos e expansão:

Para janeiro de 2014, o objetivo do Memed é abranger todas as especialidades, o que faria crescer exponencialmente a quantidade de usuários do sistema. Para aumentar a abrangência do serviço, Ricardo conta que site terá, em breve, um app para smartphone. Esse aplicativo será, a princípio, apenas para consulta de medicamentos.

Além disso, o fundador deixa claro o que almeja: que o Memed seja “o maior hub de informações sobre medicamentos no brasil”. E contará com diversas outras funções, como interações medicamentosas. O médico poderá saber por que um produto saiu do mercado, e qual entrou; e poderá, também, tirar suas duvidas diretamente com a indústria farmacêutica. Por fim, num futuro ainda distante, mas palpável, Ricardo visualiza uma receita 100% digital, sem papéis impressos, em que o médico prescreva e a receita possa ser acessada pela farmácia, na nuvem.

Saiba mais:

http://memed.com.br/saiba/

http://www.youtube.com/watch?v=jiGJPsRN-X4

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre startups digitais em saúde ? NÃO DEIXE DE PARTICIPAR da conferência Health 2.0 Latin America, dia 06 e 07 de Dezembro no Hospital Sírio Libanês em São Paulo!

Se você tem uma startup digital em saúde esta a oportunidade ideal para apresentar sua idéia! Se você é um profissional de saúde ou executivo do setor esta é a oportunidade perfeita para integrar o movimento de saúde digital !

Venha fazer parte do movimento que está transformando a saúde !

INSCREVA-SE: CLIQUE AQUI

Health2.0LA