A Kaiser Permanente, consórcio americano de cuidado integrado em saúde tem, agora, 70% dos seus membros como ativos em suas plataformas online e mobile. Christine Paige, vice-presidente de marketing e serviços digitais da Kaiser Foundation Health Plan. Ela falou sobre algumas das lições aprendidas durante este processo.

“Uma coisa que aprendemos é que nós não vamos ficar na áreade saúde e bem-estar. Há muito gente boa fazendo um ótimo trabalho lá. Isso é realmente importante e, para algumas pessoas, isso é muito poderoso. Isso os ajuda a ficarem motivador para a realização do que eles precisam sobre sua saúde. Mas, para nós, o foco é oferecer acesso à parte clínica, à parte médica de maneira muito mais prática.”

Em vez de tentar se fazer presente em todas as áreas da saúde e do bem-estar, algo que outros provedores têm tentado, a Kaiser encontrou sucesso em zerar o relacionamento paciente-médico. “Provavelmente em 1 de 4 vezes, as pessoas vão ao médico sem necessidade de uma visita. E, em um mundo que há cada vez mais compartilhamento de custos, essa tendência é ótima. Eu não tenho que dirigir, que estacionar, que pagar quaisquer custos envolvidos na consulta.”

O aplicativo também permite que pacientes façam uma revisão de consultas prévias com os médicos, um serviço que atende às situações médicas emocionais.

“Você vai ao médico, presta bastante atenção, mas não tem retnção. Você não vai lembrar de uma coisa sequer que o médico disse, porque é tudo emoção. Então o que é muito poderoso é que você pode chegar em casa e ver a essência do que foi falado.”

Para a empresa, uma coisa bastante importante, é que o número de membros que estão engajados pagam os dividendos. Segundo ela, membros que estão online são mais aderentes, satisfeitos com os seus cuidados e mais leais.