O câncer de mama continua a ser o tipo de câncer mais prevalente entre as mulheres no Brasil, com mais de 73 mil novos casos estimados para 2024, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Para enfrentar esse desafio, a MEDSIR, empresa espanhola líder em pesquisas clínicas independentes em oncologia, promoveu o primeiro Think Tank internacional sobre o tema em São Paulo, de 16 a 18 de março. O evento reuniu mais de 30 oncologistas brasileiros e sete especialistas internacionais.

Os cientistas espanhóis Antonio Llombart-Cussac, Javier Cortés e José Pérez são três dos sete especialistas mundiais que lideraram a iniciativa, que teve como objetivo estimular o pensamento crítico e a geração de ideias inovadoras para o desenvolvimento de ensaios clínicos em câncer de mama.

Durante o evento, os participantes assistiram a diferentes conferências especializadas em pesquisa clínica, contribuindo para o avanço e a disseminação do conhecimento no campo oncológico internacional. Foram ainda organizadas sessões práticas em grupo, em que os especialistas, orientados pelos mentores, trabalharam na produção de estudos clínicos em câncer de mama.

“É muito importante fomentar um ambiente colaborativo com profissionais de outros países como é o caso do Brasil e compartilhar o conhecimento que temos na Europa e nossa experiência internacional através de líderes mundiais em pesquisa oncológica. Estamos confiantes de que apenas assim poderemos avançar na pesquisa contra o câncer”, explica o Dr. Antonio Llombart-Cussac, cofundador, líder científico sênior do MEDSIR e mentor nesta edição do Think Tank.

A iniciativa da MEDSIR se destacou por seu compromisso com o avanço científico e a melhoria contínua na luta contra o câncer de mama. “A partir de nossa experiência e vocação de serviço aos pacientes, temos o firme propósito de contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma rede global de cientistas comprometidos com a pesquisa oncológica a partir de uma abordagem disruptiva e inovadora para melhorar a vida dos pacientes em todo o mundo”, finaliza o Dr. Javier Cortés, cofundador, líder científico sênior do MEDSIR e mentor nesta edição do Think Tank.