Título reforça a reputação positiva da farmacêutica entre os consumidores brasileiros1 e amplia proteção intelectual da marca
A Medley, unidade de genéricos da Sanofi, foi reconhecida como marca de alto renome no Brasil após um detalhado procedimento administrativo, realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, órgão responsável pela concessão de registros de marcas no país1. O alto renome é bastante específico e atesta que um produto ou instituição possui reconhecimento e reputação positivos por consumidores locais, além de reforçar a proteção intelectual de sua marca.
O processo, desde a análise até a decisão do status, foi conduzido pelo Departamento Global de Marcas da Sanofi, que demandou não apenas a atuação jurídica, mas também a criação de pesquisas com o público externo por meio de institutos conceituados, como o IBOPE.
Tendo em vista o alto renome, a marca Medley passa a ter proteção em todas as classes de produtos e serviços do Brasil. Isso significa que, além de proteção classe cinco, específica aos produtos farmacêuticos, terceiros não poderão obter, perante o INPI, o registro de uma marca contendo a palavra-chave “Medley” para quaisquer produtos ou serviços.
“Ser uma marca de alto renome no Brasil reforça o sucesso de nossa jornada como uma empresa parceria da saúde das pessoas. Este é um marco para a história da Medley no país e nos motiva a continuar fazendo a diferença no mercado de saúde nacional”, afirma Joana Adissi, Diretora Geral da Medley.
O status é válido pelo período de 10 anos. A Sanofi-Medley passa a ser a segunda empresa farmacêutica no Brasil que possui o alto renome conferido a uma de suas marcas corporativas.
Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é um órgão de alcance nacional fundado em 1970 e vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)2.
O objetivo principal do Instituto é executar normas que regulam a Propriedade Industrial, segundo a Lei 9.279/96, sendo um deles gerir o sistema brasileiro de concessão e garantir os direitos e registros de marca sobre uma invenção tecnológica, marca, modelo industrial, entre outros, para a indústria, seja grande ou micro empresa.
Referências