Medico.com(.br) é uma promissora startup fundada há um ano e meio pelo israelense Elan Dekelsua e sediada em New York. Com uma estratégia ousada, está inovando ao buscar diferentes mercados no mundo ao mesmo tempo: Estados Unidos, Europa (Portugal e Espanha), América Latina e Índia. No Brasil, suas atividades se iniciaram em novembro do ano passado e, desde então, vem conquistando espaço rapidamente. De acordo com o seu sócio Iftach Yair, Medico.com(.br) é “Como se o Facebook e o WebMD se unissem”. Iftach é israelense, Head of Business Development da empresa, e divide seu tempo entre Tel Aviv, o escritório em Nova York e os países em que estão fechando parcerias pelo mundo. Antes da Medico.com(.br), Elan Dekelsua foi Gerente de Produtos do Google para o Leste Europeu, Oriente Médio e África.
A proposta de valor do negócio está no espaço interativo do site. Ao criar uma conta (ou acessar através do seu login do facebook), é possível a elaboração de perguntas e, caso o usuário possua o conhecimento adequado, respondê-las. O diferencial é que, ao criar uma conta, uma página de perfil é disponibilizada, na qual é possível personalização, podendo ser acrescentadas informações para contato. Além disso, sendo um participante ativo, você recebe pontos de reputação o que pode lhe render destaque na página. Para maior segurança, respostas com diagnósticos, indicação e dosagens de medicamentos são filtradas pela moderação do site, pois qualquer ação que possa ser caracterizada como “consulta on-line” é proibida por lei.
Nos EUA, não acredita que vá competir com o líder do Mercado, WebMD, pois está focado nos 50 milhões de hispânicos residentes no país, enquanto o WebMD não possui versão em espanhol. No Brasil, está tendo aparente bom relacionamento com o site MinhaVida, líder brasileiro, pelo fato de este último ser mais focado em wellness, enquanto o Medico.com(.br) quer falar de doenças e sintomas mais especificamente, e de uma maneira mais social. Já fechou parceria com dois médicos conhecidos do público (ambos têm programas na TV aberta) para acelerar seu crescimento no país.
Para médicos, a empresa pode ser um meio de captação de pacientes pela auto-divulgação indireta através da ferramenta de respostas. Por outro lado, para os leigos é uma maneira de obter informações inteligíveis sobre saúde e até mesmo entrar em contato com pessoas que tenham os mesmos sintomas e patologias.
A estratégia empresarial é ser o maior site em língua portuguesa com conteúdo confiável e linguagem acessível voltada para a saúde, e, mais que isso, ter uma forte presença de interatividade, como uma rede social da saúde. Há ainda a possibilidade futura de criação de grupos de pacientes interessados ou portadores de determinada doença de maneira que tenham um ambiente virtual gratuito onde possam se comunicar, trocando dicas e informações.
Como nenhuma área do site tem conteúdo restrito e nenhum serviço é pago, a rentabilidade do negócio reside, até o momento, basicamente em publicidade.
Devido ao pouco tempo de existência do site, é notável certa carência em temas e conteúdos de saúde, sendo apenas uma questão de tempo para que haja um aumento do numero de tópicos, pois no disputado mercado de saúde brasileiro esta parece ser uma empresa da qual ouviremos falar novamente.
De acordo com o site da empresa, Medico.com(.br) já foi investida por First Round Capital, FirstMark Capital, Greylock e Nexus Venture Partners e destacados investidores-anjos, entre eles David Friedberg (Diretor Executivo da Weatherbill), Fabrice Grinda (Diretora Executiva da OLX), Jason Harinstein (Vice-presidente de Desenvolvimento Corporativo do Groupon), Geoff Judge (Co-fundador da 24/7 Real Media, Sócio da iNovia Capital) e José Marín (Sócio da IG Expansion).
Para conhecer acesse: http://www.medico.com.br/
por Caroline Watanabe