Temática faz parte da programação do Doctalks, evento para debate de assuntos pertinentes à rotina do profissional da saúde

Não é só o atendimento mais humanizado e o tratamento correto de patologias as preocupações dos profissionais de saúde na atualidade. A grande profusão de escolas de medicina, baixa qualidade de ensino e o mercado de trabalho cada vez mais concorrido são os grandes desafios enfrentados por médicos no dia a dia da profissão, e chegou a hora de ter um olhar mais crítico sobre este cenário. Por isso, o Doctalks promove no dia 9 de março, às 17h30, o debate “Medicina: Uma profissão na encruzilhada, carreira, mercado, honorários, “boom” de escolas de medicina, desafios de hoje e amanhã”.

O coordenador da mesa será o chefe de gastroenterologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mário Reis Alvares-da-Silva e, em sua opinião, dentre todas as questões que barram o exercício pleno e satisfatório da medicina, o que se destaca é o estado dos locais de trabalho. “As próprias condições para exercer o ofício da medicina deixam muito a desejar. Além disso, o excesso de trabalho é outro problema que afeta a maioria dos nossos profissionais. Para mim, essas são as maiores dificuldades no exercício da medicina atualmente”, explica ele.

Com o tempo, o perfil dos médicos também mudou muito, e é preciso criar um meio termo entre a vanguarda e os novos profissionais. “Nos desafios atuais, podemos destacar o ensino médico para os nativos digitais, que é diferente da medicina das décadas anteriores. Já para o futuro, teremos que lidar com o excesso de informação e interiorização do profissional médico”, conta Mário Reis.

Todos esses tópicos serão discutidos no debate, que deve jogar uma luz sobre esses assuntos tão complexos.

O debate “Medicina: Uma profissão na encruzilhada, carreira, mercado, honorários, “boom” de escolas de medicina, desafios de hoje e amanhã”. será apresentado no DOCTALKS na sexta-feira, 9 de março, às 17h30.