A Diretoria dos Hospitais Universitários apresentou ao ministro Fernando Haddad um levantamento no qual aponta déficit de cinco mil funcionários e desativação de 10% dos leitos disponíveis nos 46 hospitais universitários (HUs) do país.

Até julho, Haddad vai preparar uma proposta para reestruturação dos hospitais universitários nos moldes do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O diretor geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Alexandre Pinto Cardoso, garante que os principais problemas estão na carência de contratação e no custeio das atividades. Outro componente destacado pelo diretor é o crescimento dos hospitais, que têm hoje atividades diferentes das que exerciam há 30 anos.

O levantamento da Diretoria de Hospitais Universitários mostra que, em 2008, os HUs realizaram um milhão de atendimentos de emergência, 402 mil internações, seis milhões de consultas, 20 milhões de procedimentos médicos e foram responsáveis por 10,7% dos transplantes.