O Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS), por meio do Instituto de Cirurgia e Trauma, realizará na manhã de quarta-feira (25) a transmissão em tempo real de cirurgias de correção de hérnias inguinais (herniorrafias inguinais). A ação integra o Curso Pré-Congresso da Jornada de Cirurgia do Aparelho Digestivo (JACAD) 2013 e tem o objetivo de debater a prevenção e tratamento de sintomas crônicos após cirurgias de hérnia inguinal, indicadas para aproximadamente 2% da população brasileira.
Realizadas pelo gestor do Instituto de Cirurgia e Trauma do Sistema de Saúde Mãe de Deus, André Rosa, e pelo especialista em cirurgia de hérnia Marcus Reusch, as cirurgias serão transmitidas ao vivo para salas de aula por meio do sistema de telemedicina do hospital. O uso da tecnologia, segundo hospital, permite ao cirurgião esclarecer dúvidas da plateia durante o procedimento e a demonstração de detalhes técnicos utilizados para redução do aparecimento de dores e desconfortos pós-cirúrgicos.
O curso será ministrado para 20 cirurgiões e anestesistas previamente inscritos. No país, são realizadas 450 mil herniorrafias inguinais por ano.