O Hospital Mãe de Deus (HMD) de Porto Alegre (RS) recebeu na sexta-feira (28) o convite para se tornar hospital referência da Copa. A indicação partiu do coordenador médico da FIFA na cidade-sede, Fabio Krebs, por atender a todas as exigências da federação para a referida posição.

Com a adesão, a instituição está apta a prestar atendimentos e atender a todos os tipos de demanda da Família FIFA, que é composta pelos membros das delegações estrangeiras ? atletas, comissão técnica e dirigentes ? e, pontualmente, chefes de estado que estiverem na capital entre os meses de junho e julho. O convite foi formalizado por Krebs ao diretor geral do Mãe de Deus, Claudio Seferin.

Para ampliar e aprimorar o atendimento durante o período da Copa do Mundo, o hospital está antecipando melhorias previstas no projeto de expansão. Entre elas, a ampliação da área física e do número de atendimentos do setor de emergência, que terá a capacidade reforçada em 30%.

Outra novidade para a Copa será o sistema de telemedicina, que irá conectar através da tecnologia os médicos localizados dentro do próprio estádio em dias de jogos – responsáveis pelos primeiros atendimentos de urgência ?, com os médicos localizados na Emergência do hospital. Em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, o hospital está remodelando o heliponto do Parque Marinha do Brasil, que poderá receber possíveis emergências vindas de helicóptero durante a Copa.

A preparação do Hospital Mãe de Deus para o mundial também envolve uma série de atividades voltadas ao atendimento de pacientes estrangeiros, como treinamento de seus colaboradores, com palestras envolvendo a cultura dos países que terão suas seleções jogando no Rio Grande do Sul.