Nesta quarta-feira (29), o Hospital Mãe de Deus inicia o Seleção HMD, programa que busca capacitar a equipe interna sobre peculiaridades dos visitantes estrangeiros que irão a Porto Alegre durante a Copa do Mundo. Representantes de entidades internacionais darão aulas gratuitas e abertas para funcionários de todo o Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD).

O país escolhido para a estreia do programa é a França. Serão repassadas informações sobre cultura de atendimento e saúde no país, além de características do povo francês. A aula terá cerca de uma hora de duração e contará com as presenças do diretor da Aliança Francesa e representante da Cooperação Cultural França – Rio Grande do Sul, Jacques Petriment, e do agente consular e representante do Consulado Honorário da França, Ricardo Lopes Kotz.

Além da aula temática da França, estão previstas nos próximos meses as palestras sobre Argentina (26/2), Holanda (10/2), Argélia, Austrália e Honduras (25/4) e Coréia do Sul e Nigéria (15/5).

Conforme a relações internacionais do Mãe de Deus, Camila Soares, o Seleção HMD busca qualificar o atendimento da instituição e estimular a autoestima dos profissionais. Ao receber bem turistas e atletas, a instituição pretende utilizar a Copa do Mundo como diferencial competitivo. A executiva diz que outros projetos de preparação com o mesmo foco estão sendo realizados, como a seleção de 120 funcionários de diferentes áreas para o estudo de línguas estrangeiras, principalmente inglês ? habilitação que estará no crachá do colaborador.

O Mãe de Deus mantém um grupo focado nos preparativos para a copa, o TAPI, Time de Acolhimento ao Paciente Internacional. Este comitê é um dos responsáveis pela organização do Seleção HMD.