O médico da família é uma figura que remonta às pequenas cidades do interior, nas quais era costume ter um profissional de confiança atendendo várias gerações. Neste modelo, o ?doutor? trata não só problemas de saúde imediatos, mas coleta e guarda dados de longo prazo sobre a saúde de cada indivíduo.

O conceito está sendo resgatado pela Clínica de Medicina da Família aberta pelo Mãe de Deus Center, em Porto Alegre (RS). A instituição alega ser a primeira em hospital privado no Brasil com o modelo de atendimento, atualmente mais comum no Sistema Único de Saúde (SUS).

A medicina da família é bastante usada em países desenvolvidos. Na Inglaterra, por exemplo, 85% a 92% dos problemas de saúde das pessoas que buscam a especialidade são resolvidos, diz José Mauro Ceratti Lopes, especialista em medicina de família e coordenador da Clínica do Mãe de Deus Center.

Segundo o médico, a proposta do Mãe de Deus é fazer o gerenciamento das questões da saúde da pessoa e cruzar todas as informações para chegar a um cuidado efetivo. Este gerenciamento inclui orientação na busca de especialistas. A clínica da instituição gaúcha oferece consultas para problemas gerais de saúde e funciona como uma alternativa para as emergências superlotadas dos hospitais.

A emergência do Mãe de Deus Center, serviço oferecido até o fim do ano passado e atualmente encerrado, atendia cerca de cinco mil pessoas por mês. Destas, 85% necessitavam de uma consulta de preferência para o mesmo dia. A clínica de Medicina de Família atende convênios e consultas particulares e à domicílio.