Os Institutos de Traumatologia e de Medicina do Esporte do Hospital Mãe de Deus (HMD) inauguraram na última segunda-feira (27/5) as novas áreas de atendimento, com novos serviços e expansão dos já existentes. Com a ampliação, todo o atendimento de emergência ligado à lesões de trauma será realizado diretamente no local, que funcionará 24 horas, sem a necessidade de passar pela emergência geral do HMD.

As modificações respondem às exigências da FIFA para o HMD buscar a habilitação necessária para se tornar o Hospital da Copa do Mundo 2014.

A estrutura para traumatologia foi duplicada e terá a capacidade para atender cerca de quatro mil pacientes/mês. Para isso, aumentará a sua equipe médica de 50 para 70 profissionais no mesmo período. Para agilizar o atendimento, a emergência passou a contar com um raio X exclusivo situado na própria unidade. O número de consultórios passou de três para sete e a sala de gesso também foi duplicada, contando com oito leitos.

?Com essa nova estrutura, resolvemos todo o problema do paciente em nossa própria unidade e ganhamos mais agilidade para encaminhar para o bloco cirúrgico os que tiverem essa necessidade?, afirma Sérgio Hennemann, médico responsável pelo Instituto de Traumatologia. Hennemman ressalta que a estrutura conjunta dos dois institutos vai facilitar a continuidade do tratamento do paciente no próprio hospital até a sua reabilitação total. ?Os nossos pacientes também contam com todo o suporte dos médicos do HMD das sete subespecialidades ligadas à traumatologia?, diz.

Considerando que boa parte dos traumas musculares, ósseos e de articulação acontecem na prática da atividade esportiva, os institutos aproximaram suas estruturas para oferecer aos atletas que precisem de atendimento um suporte e diagnóstico de emergência com equipes qualificadas e, posteriormente, um tratamento completo.

Medicina do Esporte

Com a nova estrutura, o Instituto de Medicina do Esporte do HMD passará a realizar uma avaliação específica para esportistas iniciantes, profissionais e não profissionais, que desejam se preparar para a prática de exercícios físicos e esportes. Esta avaliação de performance, que atenderá a todas as faixas etárias, abrange nível de saúde geral, aptidão física, risco ou presença de lesões e doenças, com objetivo de definir o estado clínico, triagem para morte súbita no esporte, prevenção e tratamento de lesões, assim como o nível de condicionamento físico.

?Trata-se de um serviço inovador para Porto Alegre que viabilizará através de dados objetivos que as pessoas pratiquem exercícios físicos com segurança e melhores resultados? afirma o médico responsável pelo Instituto, Félix Albuquerque Drummond. Recentemente, o Hospital Mãe de Deus obteve a certificação como Centro Colaborador de Medicina do Esporte da FIMS (Federação Internacional da Medicina do Esporte), que atesta o uso das melhores práticas da medicina esportiva para o cuidado do atleta e saúde da população. Conforme Drummond, apenas nove hospitais/entidades em todo o mundo possuem esta certificação.

A estrutura do Instituto de Medicina do Esporte abrange área para fisioterapia, sala para pilates, consultórios de avaliação e salas para avaliação física.

A partir deste investimento na ampliação dos dois Institutos, o Hospital Mãe de Deus habilita-se, com um ano de antecedência, a todas as exigências da FIFA para a Copa do Mundo de 2014. Entre os principais pontos cobrados pela organização estão os serviços 24 horas em Medicina Interna (Clínico Geral), Emergência, Radiologia, Traumatologia, Cardiologia e Medicina do Esporte. Para confirmação como referência de atendimento aos jogos, o hospital aguarda a escolha de uma empresa pela FIFA que irá auditar e habilitar as instituições nas cidades-cedes da competição.