Com o objetivo de aprimorar o atendimento durante a Copa do Mundo, o Hospital Mãe de Deus (HMD) acaba de concluir ampliações em sua área de Emergência e Pronto-Atendimento no valor de R$ 5 milhões. A principal modificação é a adoção de um novo modelo de acolhimento que contempla a separação física dos atendimentos de alta, média e baixa complexidade.

Para isso, o HMD investiu na criação de um ambiente específico para os casos de baixa complexidade, que representam cerca de 70% dos atendimentos. Esses pacientes passarão por triagem inicial e, em seguida, serão encaminhados para a nova área e atendidos nos consultórios médicos. O novo modelo também prevê um atendimento especial para os acompanhantes dos pacientes, com um fluxo de informações mais ágil.

Segundo o diretor geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Claudio Seferin, o objetivo é atender os pacientes em menos tempo, descongestionando a emergência e dando atenção personalizada a cada paciente e familiar. Com a reorganização dos processos, uma Sala de Monitoramento e Controle de fluxo de pacientes será responsável pelo sistema de gerenciamento do cuidado de cada paciente bem como os tempos demandados em cada etapa, como exames, medicação, espera por atendimento e período de internação, entre outras informações em tempo real.

O sistema será abastecido com informações repassadas por uma equipe de enfermagem treinada para o acompanhamento.

A Sala de Controle acusará ainda quando os tempos estipulados para cada etapa não forem cumpridos. Desde 2013, esse modelo está em funcionamento no HPS Canoas.

Localizada na própria emergência do hospital, a Sala de Controle vai gerar relatórios, que servirão de base de informação para os acompanhantes. Uma equipe de técnicos de enfermagem está dedicada a dar notícias e atender os familiares sempre que solicitados e eventualmente acompanhá-los em visitas aos pacientes.

Infraestrutura

A nova área da emergência contará com 5 consultórios e sala de medicação com seis lugares. O local onde já funcionava a área de emergência também foi ampliado e ficará dedicado exclusivamente para pacientes de alta complexidade. A sala de observação, que tinha nove leitos, passará a ter mais sete. A UTI da emergência ganhará mais três leitos além dos dez 10 atuais, com acesso ampliado.

Uma central de telemedicina dará apoio a toda a rede de Emergência do Mãe de Deus, em Canoas (Hospital Pronto-Socorro) e no litoral (Capão da Canoas e Torres). Nos dias de jogos ou eventos no estádio Beira Rio, durante a Copa do Mundo ou após, a Central de Telemedicina atenderá diretamente às equipes médicas localizadas no estádio, em sala especialmente equipada para esse fim.

Com investimentos, instituição espera aumentar em 30% sua capacidade atual.