Os médicos de todo o País pretendem estar em Brasília, no dia 26 de outrubro – mês em que se comemora o dia do médico -para reivindicar junto aos gestores e tomadores de decisão assistência adequada à população e ao profissional condições de exercer a medicina com dignidade.
Fazem parte das entidades organizadoras a Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam).
A proposta é agendar reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, simbolizando o Poder Executivo, na data da mobilização.
Na oportunidade, os médicos vão as preocupações da categoria. A seguir, no mesmo dia, pretendem realizar uma caminhada em direção ao Congresso Nacional, culminando com um ato público no local com a participação de líderes partidários.
A mobilização nacional alicerça as deliberações do XII Enem e deve abraçar os pontos constantes do relatório final daquele fórum.
Segundo o CFM, antes de 26 de outubro devem ocorrer outras atividades no âmbito dos Estados, por meio das entidades locais (conselhos regionais, sindicatos e associações médicas).
A meta é ampliar ao máximo a caixa de repercussão da pauta médica, inserindo a categoria no debate sobre as questões relacionadas à assistência.
Para Renato Azevedo Júnior, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), com as atividades apoiadas pela AMB, CFM e Fenam, os profissionais reforçam a luta: “é chegada a hora de os médicos se mobilizarem, com os demais setores da sociedade, em defesa da valorização da assistência médica”.
*Com informações do portal CFM
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.