O InCor reúne especialistas para criar um centro de prevenção de doenças cardiovasculares. Segundo a Folha de S. Paulo, a iniciativa é liderada pelo cardiologista Roberto Kalil, que assume o posto de professor titular de cardiologia no InCor em outubro.

Apesar de todos saberem quais são as principais medidas para evitar o infarto, segundo Kalil, elas não colocam em prática. As orientações básicas são: fazer exercícios, controlar pressão e colesterol, reduzir sal e gordura.  A depressão é outro obstáculo à adesão dos pacientes ao tratamento.

O que falta, agora, é conhecer o perfil das pessoas que seguem ou não as orientações dos médicos e desenvolver estratégias para aumentar a proporção dos que seguem, objetivo a ser perseguido no projeto ainda em desenvolvimento pela equipe.

Segundo o cardiologista Maurício Wajngarten, também deve ser estabelecida uma parceria com o Instituto de Psiquiatria do HC para estudar a interação dos transtornos mentais e de humor e as doenças cardíacas.

*Você está participando do Referências da Saúde? Ainda não? Para entrar no estudo que engloba todos os players do setor, basta enviar e-mail para: [email protected]