Rafael Grossmann é um médico americano entusiasta do uso de novas tecnologias em saúde. O gadget que mais lhe chama a atenção no momento é o Google Glass, espécie de óculos conectado com câmera, capaz de transmitir cirurgias pela web. E foi exatamente o que ele fez.
Em junho, Grossmann transmitiu uma cirurgia ao vivo usando o Glass, através da plataforma de comunicação Hangouts, também do Google. A transmissão da cirurgia foi autorizada previamente pelo paciente, que não teve o nome divulgado e nem o rosto mostrado.
?Quando eu imagino o que a educação médica pode ser através das incríveis ferramentas tecnológicas disponíveis, deveríamos ser inventivos o suficiente para utilizá-la no aprendizado, e os resultados podem ser realmente incríveis?, escreveu. ?O futuro (ou melhor, o presente!) da educação médica será incrível!?
Para o médico, o potencial educacional da ferramenta tecnológica está sendo ofuscado pelas preocupações com violações de privacidade, que tem polarizado as discussões a respeito da nova ferramenta do Google. Vídeos da experiência feitos por Grossman podem ser vistos em seu blog.