Mais de 20% da população paranaense nunca ouviu falar em prevenção de câncer bucal, principalmente no interior do Estado. Tal índice é resultado de um projeto de prevenção de câncer bucal no Paraná que realizou 23 mil atendimentos em 25 anos. A campanha, promovida pelo cirurgião bucomaxilofacial Laurindo Moacir Sassi, do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, é de caráter voluntário e tem como finalidade promover a prevenção e a detecção do câncer de boca na população em geral.

Entre 1989 e 2013, foram examinados 22.909 pacientes com 3.970 (20,1%) lesões, em 126 cidades, do total de 399 municípios no Estado do Paraná, pela equipe do Hospital Erasto Gaertner. Todas as lesões de boca encontradas foram encaminhadas para a Secretaria Municipal de Saúde para desfecho nos serviços especializados.

As ações de prevenção foram iniciadas em 1989, em praças públicas dos municípios do Estado do Paraná, assim como em Curitiba. Na Capital, as ações foram realizadas nas praças rui Barbosa e Osório e na Boca Maldita, com apoio das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, entidades de classes, faculdades e centros de saúde.

Risco – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os principais fatores de risco para o câncer da cavidade oral são o tabagismo, o etilismo e as infecções pelo Papilomavirus Humano (HPV). O fumo é responsável por cerca de 42% das mortes por esse tipo de tumor; já o consumo abusivo de álcool corresponde a 16% dos óbitos. No entanto, estudos apontam que o hábito de fumar e beber eleva em 30 vezes o risco de desenvolvimento desse tipo de câncer.

E atenção: avaliação de fatores de risco para câncer bucal feita em 1.316 pacientes em Curitiba mostrou que 20% deles eram consumidores de chimarrão.

Serviço:

Hospital Erasto Gaertner

R. Dr. Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas

CEP 81.520-060 – Curitiba/PR

Telefone: (41) 3361-5000

www.erastogaertner.com.br