Reconhecimento destaca especialista como uma das melhores do mundo em cardiologia
O ano de 2020 começa com o pé direito para a cardiologia brasileira. A especialidade acaba de ganhar uma das maiores especialistas do mundo, a médica dra. Renata Castro, pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard. A cardiologista foi eleita como fellow do American College of Cardiology (ACC), principal honraria da Associação, representando o reconhecimento pelos feitos profissionais de cardiologistas em todo o mundo.
Segundo Dr. Richard Chazal, ex- presidente da entidade, “esse é um título concedido pelo ACC para reconhecer os melhores cardiologistas do mundo, reafirmando seus compromissos com os avanços da cardiologia e com o melhor cuidado possível aos pacientes”.
Para a mais nova integrante do ACC, também especialista em clínica médica e medicina esportiva, o título é um instrumento de motivação para multiplicar sua produção científica na cardiologia: “Ser eleita como Fellow do American College of Cardiology é um reconhecimento que muito me emocionou. A maioria dos fellows não americanos é de professores de grandes universidades, com excelente produção científica. Apesar de a lista de fellows não ser pública, sei que poucas mulheres sul-americanas foram reconhecidas com esse título. Isso só me estimula a intensificar ainda mais minhas pesquisas e continuar atendendo meus pacientes com todo o cuidado e dedicação de sempre”, celebra dra. Renata. A cerimônia oficial de posse será em março de 2020, em Chicago, EUA.
Sobre a Dra. Renata Castro
A Dra. Renata Castro é especialista em clínica médica (RQE 27130), cardiologia (RQE 27131) e medicina esportiva (RQE 28280), com mestrado em cardiologia, doutorado em fisiopatologia clínica e pós-doutorado em cardiologia pela Universidade de Harvard. Professora universitária e pesquisadora em ciências do esporte, já publicou 50 artigos científicos, além de livros e capítulos. É palestrante de diversos eventos científicos nacionais e internacionais.
A doutora tem mais de vinte anos de experiência no esporte competitivo, acompanhando atletas profissionais e amadores de diversas modalidades, como natação, ciclismo, atletismo, triathlon, futebol, remo, vôlei de praia, beach tennis, kickboxing, MMA. Atuou como médica em competições nacionais e internacionais, incluindo campeonatos sul-americanos, panamericanos, UFC (Ultimate Fighting Championship), Olimpíadas de inverno e de verão. Além disso, foi atleta de Kickboxing (Campeã Estadual, Brasileira e Panamericana).