No intuito de aprimorar o atendimento ao público e otimizar procedimentos, o Hospital Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (M´Boi Mirim), gerido por meio da Organização Social de Saúde CEJAM em parceria com o Albert Einstein, vem se dedicando à implantação de mudanças e novas soluções. De acordo com o diretor geral do hospital, Silvio Possa, a instituição quer que 2012 seja o ano da qualidade e de maior empenho em processos assistenciais.
Uma das iniciativas para colocar esse projeto em prática foi a aquisição de dois módulos de Emergência e Painel de Chamadas, ambos fabricados pela WPD, recém adquirida pela Agfa HealthCare, que estão sendo implantados no pronto-socorro do hospital. ?O controle do processo é a principal questão a ser atendida, pois poderemos ter todas as informações registradas em sistema e não mais em papel, que está sujeito à perda?.
O pronto-socorro do M´Boi Mirim atende cerca de 16 a 20 mil consultas por mês. Diante disso, Possa conta que foi feita uma simulação do pronto-socorro com várias máquinas, no intuito de avaliar quais eram as reais necessidades do hospital com a solução, ?Solicitamos algumas modificações, que a Agfa atendeu e estamos implantando no simulador. Em fevereiro, vamos treinar as pessoas e vamos começar a utilizar o programa em março?.
Segundo o gerente de vendas da Agfa Healthcare/WPD, Robson Miguel, o sistema tem o objetivo de garantir a organização das filas de atendimento, com controle de tempo de cada etapa, controle de estoque faturamento, exames e toda a informação do paciente no prontuário.
Outras melhorias
Além das soluções citadas, Possa diz que a instituição implantou no ano de 2011 o equipamento para realização do eletroencefalograma. Para obter uma avaliação precisa, o exame é encaminhado para o Hospital Israelita Albert Einstein, onde é feito o laudo e depois encaminhado de volta para o M´Boi Mirim.
Possa conta também que a instituição recebeu uma doação da Cisco de um sistema de telemedicina, para a realização de teleconferências. ?Vamos começar utilizando-o em casos de AVC. Quando entrar um caso como esse, nós vamos fazer uma avaliação com o médico do Einstein para que ele possa fazer um teste e analisar se é necessário fazer o trombolítico para desentupir a artéria?.
O hospital também vem se dedicando com ímpeto na questão da Acreditação. ?Estamos trabalhando com a Fundação Vanzolini neste processo. E esperamos obter a Acreditação ONA nível 1 ainda neste semestre?.