A Clínica Mayo é uma marca global, sem uma presença global. Isso pode mudar em breve, contudo, uma vez que a gigante de saúde, anunciou esta semana que está  considerando abrir um posto médico na Índia.

“O empreendimento reflete o compromisso da Mayo Clinic para atender os pacientes e prestadores de serviços médicos ao redor do mundo compartilhando o nosso conhecimento de novas formas, melhorando a saúde global e avanço do acesso à saúde”, o porta-voz Bryan Anderson disse na segunda-feira.

Em junho passado, o GMR Group falou com vários hospitais em potencial, incluindo a Mayo Clinic, sobre um projeto de um  hospital potencialmente de $ 1 bilhão em Hyderabad, uma das cidades mais populosas do país. Anderson não fez comentários sobre o status do projeto de joint-venture possível, nem que ele iria responder a quaisquer outras perguntas sobre o mercado indiano ou interesses da Mayo lá.

A Mayo Clinic parece ter a expansão internacional em vista. Eles assinaram recentemente um acordo de colaboração com o Centro Internacional de Pesquisa Clínica, um centro de pesquisa financiado pela União Europeia na República Checa. Em junho passado, a Mayo Clinic assinou um contrato para trabalhar com os médicos na China, e recentemente adicionou mídia em língua espanhola nas redes sociais de saúde para acomodar pacientes da Mayo  América Central e do Sul.

A Mayo Clinic trabalhou durante muito tempo em estreitar os laços com a comunidade médica na Índia, visitando as principais cidades e reunindo com líderes de grupos hospitalares. Em particular, Mayo tem focado seus esforços em torno da diabetes.

A expansão da Mayo no exterior seria um pouco tardia em relação aos seus concorrentes americanos. A Johns Hopkins tem um centro de pesquisa em Cingapura e a Cleveland Clinic já plantou sua bandeira no Oriente Médio com uma unidade em Abu Dhabi, entre outros lugares. Não está claro qual a percentagem atual de pacientes da Mayo que vem da Índia.

Talvez pudéssemos falar em uma “bolha Índiana” muito em breve nas ciências da vida e da saúde. Junto com o interesse de Mayo, Medtronic está planejando ficar muito mais agressivos lá, como são outras companhias de dispositivos médicos. Muitos são atraídos para um sistema de saúde indígena em grande parte com base em pagar paciente.

Fonte: Medcity