A Maternidade Unimed – Unidade Grajaú completa dez anos em 2014 com excelentes resultados: realizando uma média de 400 partos por mês, firmou-se, no ano passado, como o hospital privado com o maior número de partos normais na capital. Para comemorar os índices e celebrar a década de funcionamento, será realizado, no dia 24 de fevereiro, às 19h30, um evento para médicos cooperados e corpo clínico, com a palestra do presidente da Comissão Portuguesa para redução das taxas de cesariana, Diogo Ayres de Campos. Haverá, ainda, homenagem aos profissionais que se destacaram no Programa de Incentivo ao Parto Normal, campanha empreendida pela Unimed-BH em 2013.
Incentivo ao parto normal
Primeira unidade hospitalar da Rede Própria, em 2013 a Maternidade Unimed – Unidade Grajaú implantou medidas para prestar ainda melhor assistência às pacientes. O componente perinatal da linha de cuidado maternoinfantil foi introduzido, permitindo o acompanhamento da gestante durante toda a sua permanência no hospital. A área de urgências e emergências obstétricas foi estruturada, de forma pioneira na rede privada da cidade, com a adoção da classificação de risco das pacientes. E a equipe multidisciplinar passou a contar com enfermeiras obstetrizes para acompanhamento da paciente em trabalho de parto, proporcionando uma nova visão do atendimento.
Com isso, no ano passado, a Maternidade realizou 4,8 mil partos, dos quais 37% foram normais – a maior taxa da rede privada de Belo Horizonte. Cabe destacar que os números respondem por 33% da demanda de partos na rede da Unimed-BH e por 48% dos partos normais realizados. “A Cooperativa tem, acima de tudo, compromisso com um modelo de atenção que seja integrado e efetivo na proteção da saúde do binômio mãe-filho”, diz Paulo Tarcísio Pinheiro da Silva, diretor-geral da Maternidade.
Estrutura
A Maternidade Unimed oferece instalações confortáveis e seguras, possuindo centro cirúrgico com nove salas, estrutura de 119 leitos – 45 na Unidade de Cuidados Progressivos Neonatais, dez no CTI adulto, 12 na área de recuperação pós-anestésica, 22 de internação pediátrica – quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério) para partos humanizados, laboratório de patologia clínica, serviços de diagnóstico por imagem (ultrassonografia e raios-X) e agência transfusional.
Desde 2005, o serviço é acreditado no nível máximo (3) de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que abrange os quesitos segurança, estrutura e processo. Possui, também, certificação ISO 31000:2010, que preconiza diretrizes de gerenciamento de riscos, ISO 9001:2008, relativa à gestão da qualidade, e ISO 14001:2004, que atesta a qualidade de seu sistema de gestão ambiental.
Para continuar o incentivo ao parto normal, ainda em 2014 haverá a abertura de quatro leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto). O sucesso da unidade motivou a aquisição de terrenos vizinhos para viabilizar a sua expansão nos próximos anos. O projeto está em fase inicial de estudo e permitirá dobrar a capacidade de atendimento.