O Amparo Maternal, maternidade filantrópica de São Paulo, inaugura na próxima terça-feira (20) uma Unidade Neonatal composta por 10 leitos, sendo 1 de isolamento e 8 de cuidados intermediários neonatais convencionais. Foram investidos mais de R$ 1 milhão por parceiros, e consumidos cerca de 4 meses de obras.

Entre as melhorias estão aprimoramentos nas instalações de gases, eletricidade e ar condicionado, que resultaram em redução de ruídos e adequação da luminosidade com a nova estrutura. Há ainda uma área de apoio para mães e vestiários privativos para as equipes. A nova unidade neonatal é mais agradável para as mães que acompanham os filhos, diz a médica neonatologista responsável pela unidade, Silvia Maia Holanda.

O novo espaço possibilita o início do Projeto Canguru com as mães, tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele precoce entre os pais e o recém-nascido desde a UTI, no qual o bebê é colocado na posição vertical diante do peito da mãe e é encoberto por uma roupa especial que também envolve a mãe.

O Amparo Maternal é uma instituição filantrópica que atua que atende exclusivamente no sistema público. O complexo hospitalar possui atendimentos de urgência obstétrica, serviços ambulatoriais, internação e unidade neonatal, além do Centro de Acolhida a gestantes, mães e bebês em situação de vulnerabilidade e risco social. Conta com cerca de 400 colaboradores e 100 voluntários que contribuem para a realização de cerca de 7 (sete) mil partos anuais, 80% normais.