Parte de um projeto de eHealth, financiando pelo governo federal australiano, a maternidade Mater Health Services implementou um registro eletrônico de saúde para mulheres grávidas. O software, desenvolvido pela InterSystems, permite o compartilhamento de informações dos pacientes entre diferentes organizações de saúde.
?O que temos desenvolvido e implementado é um repositório de informações obstétricas com acesso para pacientes da maternidade, médicos internos e profissionais de saúde participantes externos?, conta Mal Tatcher, gerente de TI da Mater, que oferece atendimento para mais de 500 mil pacientes por ano.
O novo sistema oferece uma alternativa eletrônica para os prontuários que eram emitidos em papel pelo Ministério da Saúde de Queensland Health nas maternidades públicas.
Recentemente, uma grávida foi socorrida por uma equipe da unidade Mater?s Pregnancy Assessment and Observation, que conseguiu acesso ao tratamento crítico da gestante após acessar suas informações clínicas no EHR, batizado de Healthshare.
“O HealthShare nos permitiu montar rapidamente um sistema que, com outra plataforma de tecnologia seriam necessários mais programadores e muito mais trabalho”, disse o especialista de Integração da Mater, Andy Richards. A ferramenta vem com uma série de módulos pré-definidos e pré-testados como: suporte para o padrão CDA, adaptadores Secure de entrega de mensagens, e mecanismos de transformação de dados clínicos.
Agora é possível a comunicação com clínicos gerais e visitas aos consultórios médicos para receber informação especializada obstétrica por meio da especificação técnica Entrega de Mensagens Segura desenvolvida pela Autoridade Nacional de Transição E-Health e publicado pela Standards Australia. As informações obstétricas são enviadas a partir de sistemas clínicos externos.
Dessa forma, o software combina o registro obstétrico da paciente com informações de uma variedade de outros sistemas utilizados pela Mater, tais como registro de pacientes, farmácia e patologia, criando, assim, um Prontuário único e compartilhado. O Prontuário está disponível para médicos e pacientes externos por meio de portais da maternidade e um portal de pacientes da Mater desenvolvido como parte do Sistema de Registro Nacional de eHealth.
A maternidade também usou o HealthShare para desenvolver uma interface para o Serviço de Identificadores Nacional de Saúde operado pelo Medicare Austrália. A interface foi uma das primeiras a obter o credenciamento sob o Programa de Consentimento, Conformidade e
Credenciamento operado pela Autoridade Nacional de Transição E-Health. Além disso, obteve mais de 80 mil identificadores de saúde individuais, que têm acompanhado e verificado em relação às informações do paciente existente e adicionado ao EHR compartilhado.
“O projeto na Mater é um modelo para outras organizações que procuram fornecer acesso seguro e consistente a informações de saúde regionais e nacionais, como o Sistema de Registro Nacional de eHealth”, diz, em comunicado, Steve Garrington, diretor do Grupo Comercial da InterSystems.