Entre os dias 4 a 8 de julho, o Mater Dei Santo Agostinho passou pela avaliação dos auditores externos da Det Norske Veritas – DNV e manteve as Acreditações hospitalares ISO 9001:2008 – International Organization Standardization, NIAHO Dias – National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations e ONA – Organização Nacional de Acreditação (Nível 3 – Excelência).

A acreditação hospitalar é um certificado de qualidade que confere credibilidade à Instituição, quanto à qualidade do serviço prestado. O objetivo é assegurar se os serviços oferecidos estão de acordo com as melhores práticas de atenção à saúde e segurança do paciente. Foram cinco dias intensos de auditoria, onde os auditores da DNV avaliaram sob todos os aspectos a assistência e segurança do paciente, ambiente, colaborador e a gestão hospitalar.

Todas as áreas do Mater Dei Santo Agostinho (assistencial, operacional e administrativa) tiveram ações e atividades consideradas como esforços dignos de nota. “A segurança do paciente é nossa razão de existir e somos focados em atender todas as suas expectativas. Estamos felizes com os resultados e a manutenção das acreditações NIAHO Dias, ISO e ONA, que corrobora nosso esforço diário para garantir acolhimento, qualidade e segurança na assistência. Estamos, ainda, cientes que o aprimoramento dos processos deve ser constante”, fala a vice-presidente Assistencial, Operacional e Diretora Clínica da Rede Mater Dei de Saúde, Márcia Salvador Geo.

Saiba mais sobre cada uma:

A ISO 9001:2008 aborda a gestão do processo de desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade com o foco na satisfação do cliente.

A NIAHO Dias – é uma norma norte-americana estruturada em padrões para auxiliar o desenvolvimento e melhoria contínua da qualidade do cuidado e da segurança do paciente nos hospitais. Aborda, também, a segurança para colaboradores, pacientes, familiares e visitantes.

A ONA é uma norma com foco na qualidade assistencial. O processo de Acreditação ONA é um método de consenso, racionalização e ordenação das organizações prestadoras de serviços de saúde e, principalmente, de educação permanente dos profissionais.

E, recentemente, o Mater Dei Contorno foi o primeiro hospital de Minas Gerais a receber a Acreditação Joint Commission International – JCI e está entre os 29 hospitais do Brasil com esta certificação internacional. Os auditores brasileiros e americanos avaliaram desde a entrada do paciente no Hospital até a alta, a conformidade das práticas hospitalares, focando na segurança assistencial do paciente e na segurança do ambiente físico.