Em 1999, a empresa foi criada, em um apartamento em São Francisco e a missão definida na época foi “O Fim do Software”. Marc é conhecido como um evangelista da mudança dos modelos de negócio de distribuição de softwares. Ele prega o software como serviço e não como o comércio tradicional como costumamos ver. Ele criou o termo “platform as a service”, ou seja, plataforma como serviço e tem aumentado o alcance do salesforce.com, permitindo que seus consumidores construam suas próprias aplicações na arquitetura da empresa.

Marc cresceu em uma família judia em São Francisco, receber uma graduação em Administração de Negócios na University of Southern California em 1986 e, em 2010, entrou na lista da Fortune entre as 50 pessoas mais inteligentes em tecnologia e no Top 50 de negócios.

A salesforce.com é uma empresa de computação famosa por ter construído uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente e eles estão presentes em mais de 23 países com faturamento anual de cerca de $3 bilhões. No Brasil, a empresa abriu um escritório em 2013, na cidade de São Paulo.

Marc já foi executivo da Oracle e escreveu três livros, dando-nos diversas lições sobre gestão de negócios e competição.

Segue uma lista com algumas de suas frases:

“Em todas as indústrias, especialmente na indústria de tecnologia, as pessoas superestimam o que você pode fazer em um ano e subestimam o que você pode fazer em dez”. Essa frase nos leva ao que impede que empreendedores de sucesso tenham tempo de fazer o negócio funcionar. Há muita pressa no retorno financeiro que cubra o investimento feito e um negócio a longo prazo que pode gerar ótimos frutos pode ser interrompido antes.

“Você nunca quer estar completamente sozinho no que você faz. Competição é bom para todo mundo”. Ele tem razão: competição te faz crescer e querer sempre melhorar. A possibilidade de se acomodar quando se está no topo e sozinho é muito grande. Inovar no dia a dia é bastante complicado, mas pode render frutos preciosos para o negócio e para a população.

Por fim, uma frase me chamou bastante atenção: “Para ser realmente bem-sucedido, as empresas precisam ter em sua missão algo que seja maior do que lucro. Nós tentamos seguir isso no salesforce.com, onde damos 1% das nossas ações, 1% dos nossos lucros e 1% do tempo dos nossos empregados para a comunidade. Integrando filantropia ao nosso modelo de negócios, nossos funcionários acreditam que eles fazem muito mais do que trabalhar para a nossa empresa. Compartilhar uma missão importante e comum a todos nos mantém unidos e focados e nos faz ter encontrado uma arma secreta que garanta que nós sempre ganhamos.”

Foto: Spencer A Brown