Terá início, no dia 20 de março, o Curso de Pediatria, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Manole Educação. O curso será 100% on-line e tem como objetivo preparar o profissional da saúde para atuação prática com base nos conteúdos abordados no Tratado de Pediatria – livro-texto sobre a saúde de crianças e adolescentes mais difundido e utilizado pela classe pediátrica, pelas instituições de ensino médico e também pelos programas de residência médica.
Os coordenadores científicos do curso são Dioclécio Campos Júnior, Sandra Grisi e Dennis Alexander Rabelo Burns. “Este curso visa a oferecer todos os fundamentos do Tratado de Pediatria, bem como assistência ao conhecimento pediátrico sobre as doenças e suas intercorrências, possibilitando que o aluno tenha uma verdadeira vivência em pediatria e capacitando-o para resolver os problemas mais difíceis do cotidiano”, afirma Burns.
Para Sandra Grisi, “o projeto é ambicioso e também tem o objetivo de discutir e elaborar uma reflexão que possa produzir uma prática melhor do atendimento da criança e adolescente”.
O curso é voltado para estudantes, residentes, especialistas e médicos não especialistas. A carga horária é de 360 horas e as aulas serão ministradas por professores membros do Departamento Científico da SBP.
Ao todo, serão 30 módulos compostos por videoaulas, exercícios e leitura do Tratado de Pediatria. Tutores especializados na área estarão à disposição para responder possíveis dúvidas e monitorar as atividades. A grade completa do curso está disponível no site: http://www.manoleeducacao.com.br/sbppediatria.
“Esta é mais uma iniciativa da SBP, que objetiva disseminar o conhecimento pediátrico mais aprofundado para que possamos cada vez mais tratar melhor nossos pacientes. Os alunos vão poder trocar ideias pela internet e aprofundar seu conhecimento nessa especialidade”, afirma o Eduardo da Silva Vaz, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O certificado de conclusão do curso será emitido pela SBP e pela Manole Educação para os alunos que tiverem aproveitamento igual ou superior a 70% na média final do curso. Esse certificado pode ser apresentado como atividade complementar como requisito para obtenção do título de especialista na SBP. Os alunos médicos já especialistas com aproveitamento igual ou superior a 70% no curso receberão 10 pontos da Comissão Nacional de Acreditação (CNA).
As reprises das aulas poderão ser assistidas quantas vezes o aluno desejar, até a conclusão do curso (em junho/2015).
Material didático:
Tratado de Pediatria – 3a edição
O Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, em sua 3a edição, mantém os conteúdos anteriores bem atualizados, além de incluir novos capítulos, que enriquecem sobremaneira a estrutura da obra. Um deles aborda os cuidados pediátricos paliativos, tema que se destaca por contribuir para adequar o texto ao perfil da pediatria no novo século. A obra expande ainda mais o universo de conhecimentos nas áreas bioética, defesa profissional, segurança da criança e do adolescente, saúde escolar, saúde mental, alergia/imunologia, dermatologia, genética clínica, infectologia, nefrologia, otorrinolaringologia, terapia nutricional, terapia intensiva, ortopedia e oftalmologia.
SERVIÇO
Curso de Pediatria da SBP
Data: início em 20 de março de 2014
Carga horária: 360 horas
Formato: 100% on-line
Informações e inscrições: http://www.manoleeducacao.com.br/sbppediatria