A implementação da geração distribuída de energia tem sido um grande avanço para a sustentabilidade nas farmácias do grupo RD Saúde, que engloba Raia e Drogasil. Há cinco anos, em parceria com a ENGIE Soluções, a empresa começou a abastecer 2.240 filiais, em 16 estados, com energia limpa proveniente de 54 usinas espalhadas pelo país. 

Esse modelo permite que as unidades utilizem energia produzida localmente, o que reduz custos e evita perdas técnicas na distribuição e transmissão. Além disso, contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável e acaba por reduzir o custo final. Das usinas que abastecem as farmácias Raia e Drogasil, 77% são de fonte solar, 16% de biogás e 8% de fontes hídricas. 

Pedro Nogueira, gerente de engenharia da RD Saúde, expressa orgulho em superar a marca de 2.000 filiais atendidas por esse programa de energia limpa. Ele destaca o compromisso da empresa em cuidar das pessoas, promover o bem-estar da população e adotar práticas sustentáveis. 

As usinas de geração distribuída incluídas no contrato com a ENGIE já evitaram mais de 44.000 toneladas de CO2 equivalentes e preservaram quase 320.000 árvores desde o início da parceria. A ENGIE, especializada em consultoria energética, administra contratos de locação de usinas fornecedoras, o que inclui análises de consumo, prospecção de parceiros, implementação e compensação de energia. 

Jacques-Olivier Klotz, CEO da ENGIE Soluções, destaca os benefícios ambientais e financeiros desse esforço conjunto. As farmácias da RD Saúde economizaram cerca de R$ 17 milhões na conta de luz em 2023 com a compensação da energia consumida pelas usinas.

O projeto será expandido com mais 17 usinas atualmente em construção. Com isso, a energia produzida em 71 usinas chegará a 2.714 filiais em 22 estados. O objetivo é estender esse modelo baseado em fontes renováveis de energia a todas as mais de 3.000 farmácias Raia e Drogasil no país.