Cerca de dois terços dos pediatras de São Paulo não sabem prevenir a formação das placas de gordura nas artérias das crianças, problema que pode levar a futuras doenças cardiovasculares.
O dado foi revelado por pesquisa do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. O estudo buscou avaliar o grau de conhecimento a respeito da diretriz de prevenção da aterosclerose na infância, que estabelece condutas como dosagem de colesterol a partir dos dez anos de idade e medida da pressão arterial a partir dos três.
Foram entrevistados 370 especialistas, tanto da rede pública quanto privada, que responderam a um questionário sobre a diretriz, e informaram a respeito de tempo de formação, atuação em área acadêmica e outros quesitos.
Entre os pediatras entrevistados, 65,7% declaram não ter conhecimento prévio da diretriz. Apenas 136 deles (36,7%) alcançaram o valor estipulado como nota de corte -70% de respostas corretas. Pediatras mais novos, aqueles que atuam na rede pública e os ligados ao meio acadêmico tiveram melhor desempenho.
*Com informações da Folha de S.Paulo
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.