Em consonância com a Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD, o Hospital e Maternidade MadreCor de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, realizará, na próxima semana, ações para marcar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro.

Na próxima terça-feira (10/11), a partir das 15h30, a nutricionista Camilla Rezende ministrará uma palestra com o mesmo tema da campanha lançada pela SBD: “Diabetes – Educar para prevenir”, no auditório do Hospital, para colaboradores, pacientes e acompanhantes.

No mesmo dia até sexta-feira (13/11), uma equipe do setor de enfermagem realizará testes gratuitos de glicemia, no hall do Hospital. “Vamos atender os visitantes e pacientes que estiverem na instituição”, informa a coordenadora do setor de enfermagem, Luciana Alves.

A importância da prevenção

A cada cinco segundos, uma pessoa descobre que tem diabetes, no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.

De acordo com a endocrinologista do Hospital e Maternidade MadreCor, Carina Franco “na maioria dos pacientes não há sintomas. Isto ocorre particularmente com o diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença”, afirma.

“É importante que as pessoas façam sempre exames preventivos, mantenham o peso corporal adequado através da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e fiquem atentas aos possíveis sintomas da doença”, alerta a médica.