O professor e doutor pela Unifesp, Tarcisio Triviño, buscou, em anotações e na memória dos 50 anos de vivência como médico, a inspiração para escrever as crônicas que retratam o dia a dia da sua vida como cirurgião. O relato dos desafios da profissão e do cotidiano de quem lida com a vida e a morte acaba de ser reunido pela editora Manole no livro De plantão com o doutor.

Após 40 anos estudando e trabalhando exaustivamente apenas com a medicina, Dr. Triviño resolveu escrever à mão algumas das memórias de sua carreira. “Acredito que eu precisava continuar o trabalho manual de cirurgião, por isso decidi escrever a mão mesmo, nada de computadores. Queria transmitir o conhecimento de tantos anos na medicina, principalmente os insucessos, as vivências, e mostrar a medicina como ela realmente é. A ideia é indicar o que os alunos precisam aprender, já que não aprendemos apenas com os acertos. Os erros são determinantes para que não sejam repetidos. Este é o espírito do livro”, afirma o cirurgião.

“Desmistifico também um pouco a nossa profissão, já que muitas pessoas nos colocam num patamar quase inacessível, e o título de doutor até impõe esse distanciamento”, explica Triviño. “Vivemos um momento em que a Medicina precisa estar ainda mais próxima das pessoas, e relatar, no formato de crônicas, nossas vivências, as jornadas exaustivas, as alegrias e as tristezas da profissão é também uma forma de humanizá-la mais”, completa.

Para Triviño, na maioria das vezes, o médico é um coadjuvante no palco de nossas existências. “Somos exatamente iguais a qualquer pessoa. Sentimos medos, fracassamos, temos tristezas, mas também sucessos, vitórias e alegrias”, resume.

Sobre o autor:

Tarcisio Triviño graduou-se em Medicina pela Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro. Mestre e Doutor em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Professor-assistente da disciplina Cirurgia do Aparelho Digestivo da EPM-Unifesp (1977 a 1988). Professor Adjunto da Disciplina Cirurgia do Aparelho Digestivo da EPM-Unifesp (1988 a 2011). Professor-associado da Disciplina Cirurgia do Aparelho Digestivo da EPM-Unifesp (2011 a 2012). Chefe do Departamento de Cirurgia da EPM-Unifesp (2005 a 2008). Já publicou Histórias que os cirurgiões não contam (2010), Um homem chamado Doutor (2012) e Tributo a Juanito (2013).

De plantão com o doutor

ISBN: 9788578681135

Autor: Tarcisio Triviño

Formato: 17 x 24 cm, 216 p., R$ 29,00

Editora Manole, 2014. www.manole.com.br