Um centro desenvolvido para integrar clínicas de grande porte, consultórios médicos, um amplo espaço para lojas, estacionamento com 900 vagas e um apart-hotel. Há oito anos esta era a característica inicial do que é hoje o Hospital Lifecenter, fundado em maio de 2002 em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Após um estudo de viabilidade e a entrada de três grandes fundos de pensão, Agros, Desban e Forluz como investidores o conjunto de clínicas e lojas transformou-se em hospital. Hoje a instituição conta com mais de 16 mil metros quadrados de área construída, 170 leitos, 36 leitos de UTI, 13 salas cirúrgicas, lojas de conveniência e um hotel. Todo o complexo é responsável por mais de 13 mil atendimentos e 1,2 mil cirurgias por mês.
De acordo com o diretor presidente do Hospital LifeCenter, Michel Eduardo da Silva, desde sua criação a instituição vem passando por uma série de mudanças com o objetivo de transformar a unidade em um centro de procedimentos de alta complexidade. “Por questões mercadológicas decidimos reformular o espaço e transformar as grandes clínicas em um hospital, foi nesse momento que tivemos a adesão dos fundos de pensão como investidores”.
Silva afirma que para atingir os objetivos propostos ainda há um longo caminho para se percorrer. Uma das ações planejadas é a consolidação da marca Lifecenter entre as melhores do País no segmento de saúde. “Temos uma preocupação muito grande em consolidar sua marca adotando uma nova postura de marketing, enfatizando a modernidade e a qualidade de nossos serviços e explicitando os nossos diferenciais. O Hospital Lifecenter, sempre foi muito tímido em divulgar as suas realizações, e atualmente o cenário competitivo em que estamos inseridos exige um realinhamento de nossa estratégia comercial” completa.
Em 2010 o Lifecenter investiu cerca de um milhão de reais em um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning), fornecido pela Wheb Sistemas. Além do novo sistema a unidade investiu outro milhão em equipamentos médicos, renovação de centro cirúrgico, processo de acreditação e em seu plano diretor, que visa a redimensionamento de espaços e expansões do hospital.
Leia o raio x completo do hospital na edição de março da revista Fornecedores Hospitalares.
Veja as fotos da instituição em nossa galeria de imagem.
Tabela:
Data de inauguração: maio de 2002
Internações / mês: 1.000
Atendimentos no Pronto Socorro / mês: 13.000
Número de leitos: 170
Número de salas cirúrgicas: 12
Número de funcionários: 900
Número de médicos: 600
Número de cirurgias por mês: 1.100
Faturamento em 2010: R$ 74 milhões
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.