A partir de novembro, o colírio Lastacaft® (alcaftadina 0.25%), passará a integrar a linha de produção da fábrica da Allergan em Guarulhos. O medicamento lançado em 2012 e até então importado dos EUA, é indicado para a profilaxia e prevenção do prurido associado às conjuntivites alérgicas. No Brasil a Allergan é líder em receituário entre os oftalmologistas, que já tratam uma média de mais de 20 mil pacientes/mês com essa nova medicação, segundo dados Close Up.

O mercado de alergia, onde está inserido o produto Lastacaft®, movimentou 45 milhões de reais em 2012 no Brasil, segundo dados IMS Health. Em 2013, o segmento chegou à marca de 50 milhões de reais e até o final do ano o crescimento comparado com 2012 deve ficar em torno dos 9%. Ainda segundo o mesmo instituto, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, são as que mais consomem este tipo de medicamento.

Com a nacionalização da produção, o Brasil que hoje é o país com a maior demanda de Lastacaft® no mundo, será o principal fornecedor para a América Latina, o que deve agilizar ainda mais a produção e a distribuição do medicamento.