Começou hoje o Google I/O, evento tradicional do Google para desenvolvedores. Dentre as novidades, o Google anunciou sua entrada no mHealth com o GoogleFit, plataforma com foco em saúde criada pela empresa para monitorar a saúde do usuário do aplicativo. O GoogleFit servirá como uma central em que podem ser inseridos dados de saúde e de fitness.
Sobre o AndroidWear, o representante da Google citou a necessidade de haver sensores para medir e acompanhar as atividades físicas e os dados gerais de fitness. É interessante também a integração do smartwatch com o smartphone do usuário e tem um controle por voz bastante eficiente (apesar de ter tido um probleminha durante a apresentação). As funcionalidades citadas para saúde foram pedômetros e medição de batimentos cardíacos. Dentre os Wearables anunciados como parceiros, houve o LG G, Samsung Gear Life e um Moto 360.
A empresa anunciou que a solução de mHealth será um sistema operacional para smartwatches, que representa a entrada absoluta do Google na área de wearable devices. Ele é um conjunto integrado de sensores, APIs e apps compatível com wearables para controle de informações de saúde e atividades físicas.
O Aplicativo permite que você controle todos os seus dados de saúde, como peso, refeições, dentre outros e disponibiliza estes dados para quem o usuário permitir. Vários parceiros como Nike, LG, Intel e outras empresas irão endossar o ecossistema de mHealth criado pelo Google.
Vale lembrar que a empresa já está investindo em saúde há algum tempo. A primeira tentativa da empresa foi o GoogleHealth, um arquivamento de dados de saúde que foi descontinuado cerca de 4 anos após o seu lançamento. Em seguida, a empresa passou a comprar empresas menores e startups de saúde, como a 23andMe e a DNANexus e a One Medical Group.
Na área de mHealth, a novidade é uma resposta à entrada da Apple, com o HealthKit e ao GeartFit, da empresa Samsung.
Quer receber notícias como essa no seu email?
[mc4wp_form]