Aparelhos como iPads e iPhones já se tornaram aliados importantes da área de saúde e cada vez mais os laboratórios aproveitam essas ferramentas para facilitar o trabalho dos profissionais. Um exemplo recente é o Miniatlas da Alergia, lançado pelo laboratório paulista Takeda, há quatro meses. 
O aplicativo, que já contabiliza quase 8 mil downloads, possui  informações sobre alergias, além de um banco de ilustrações. Na prática, ao acessar o miniatlas, o médico pode visualizar um índice com  conteúdo, englobando alergias respiratórias, cutâneas, oculares e alimentares.
Segundo o gerente médico da área respiratória da Takeda, Eduardo Genofre, utilizando a opção pesquisa, ao digitar um termo, o aplicativo lista todas as imagens e informações existentes no miniatlas, facilitando e agilizando o acesso ao conteúdo.
Com a ferramenta multi-touch, o profissional poderá explorar o conteúdo utilizando o zoom, o que facilita a leitura de textos e a apresentação de imagens. E ainda é possível ver cada detalhe das imagens.