O Laboratório Álvaro, referência no mercado de Apoio a laboratórios, acaba de inaugurar um novo Núcleo Técnico Operacional em Cascavel (PR) com objetivo de aumentar a capacidade de produção da marca e otimizar o processamento dos exames. Atualmente, o Laboratório Álvaro processa os exames de cerca de cinco mil pequenos, médios e grandes laboratórios de todo o país.

De acordo com o diretor de análises clínicas do Laboratório Álvaro, Dr. Cláudio Pereira, o novo NTO é apenas o primeiro passo para ampliar a capacidade de produção destinada para este importante segmento. Além do novo NTO em Cascavel, núcleos especializados de produção estão sendo instalados nos NTOs de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo também para atender o Laboratório Alvaro, que é a área de negócio que mais cresce na DASA. “O novo espaço de produção em Cascavel e os núcleos regionais irão permitir o crescimento sustentável do Laboratório Álvaro, entregando exames com prazos mais curtos e mantendo a qualidade elevada”, afirma Dr. Pereira. Com a entrada em operação do novo NTO e no futuro dos novos núcleos, o Laboratório Alvaro ganhará agilidade no transporte das amostras, reduzindo o tempo de chegada dos tubos ao NTO em até 75%.

Um dos diferenciais deste NTO é a nova infraestrutura de Tecnologia da Informação, uma vez que o ambiente iniciará a operação dentro do sistema de produção laboratorial denominado Motion, software desenvolvido dentro da DASA para a produção dos exames de análises clínicas. A implementação deste sistema é um dos pilares para a integração e descentralização da produção do Apoio, já que vai padronizar todos os processos.

“A dinâmica da produção do Laboratório Álvaro é complexa e não depende única e exclusivamente da realização dos exames”, afirma o Vice Presidente de Operações Dr. Octavio Fernandes. O executivo aponta que o pré-analítico, a logística e a triagem adequada compõem, junto com a parte analítica, os grandes passos para termos assegurada a qualidade no resultado dos exames. “Tudo isto foi considerado para a determinação do fluxo deste novo NTO”, afirma o executivo. Além disto, toda a tecnologia mais recente e inovadora no mundo de análises clínicas está sendo disponibilizada não somente para este novo núcleo produtor, mas também em outros laboratórios centrais dispersos pelo Brasil que poderão atender a demanda de nossos parceiros.

Com o novo espaço, a capacidade de produção do Laboratório Álvaro será imediatamente ampliada de 3,5 milhões para cinco milhões de exames por mês.