Os Laboratórios Baldacci, multinacional italiana do ramo farmacêutico, desenvolveu uma metodologia própria para interpretar os resultados fornecidos por diferentes pesquisas mercadológicas. Em parceria com a Nórdica Software, fornecedora da ferramenta analítica QlikView, o objetivo da empresa foi aprimorar a análise de dados geradas a partir de auditorias de mercado de forma a otimizar a gestão e ganhar vantagem competitiva.
Humberto Katori, gerente de apoio aos negócios da Baldacci, explica que o negócio da empresa é bastante complexo, pois envolve produção de medicamentos e geração de demanda, o que exige visões distintas sobre o negócio, geradas a partir de relatórios de cinco auditorias de mercado diferentes. Cada auditoria enviava análises num modelo próprio, mas a empresa queria um ambiente unificado.
O cenário modular deu lugar a um ambiente homogêneo, baseado na ferramenta de análises QlikView. Ela faz a extração, leitura e cruzamento de todos os dados, independente dos formatos originais dos arquivos.
A ferramenta está disponível para os departamentos de vendas e marketing, segundo Katori, o que contribui para o processamento e a análise das informações que vão possibilitar o gerenciamento das ações dessas divisões. O executivo explica que a ferramenta facilitou a identificação da participação dos produtos da empresa em mercados específicos.
A Baldacci atribui à adoção da ferramenta ? e como resultado de estratégia ? a conquista de 4,22% de participação do mercado no ano passado, atingindo a maior pontuação de sua história. Para 2013 a meta da empresa é manter o crescimento.
* valores de participação do mercado corrigidos às 15h53 do dia 18/10
Laboratório aposta em ferramenta analítica para ganhar mercado
Baldacci adotou o QlikView, da Nórdica, e desenvolveu metodologia própria para interpretar dados mercadológicos. Com estratégia, empresa diz conquistado o maior market share de sua história
Tags